Sistema-Cinema

(2001-2010) by Ricardo Basbaum


Ricardo Basbaum

BRAZIL
"Sistema-Cinema", 2001-2010
(microcâmeras, sequencial de imagens, monitor e dispositivo de gravação)






ARTIST'S MATERIAL:




"Sistema-Cinema"

Sistema-Cinema é o nome de um procedimento de captação, transmissão e gravação de imagens, em tempo real, que tenho utilizado, a partir de 2001, em conjunto com a construção de instalações, intervenções e objetos. Desse modo, uma camada a mais é adicionada aos procedimentos de construção e instauração do projeto – externalizando algo da ordem do cinema. Com a utilização de equipamento básico de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), o espaço arquitetônico (seja das estruturas arquitônico-escultóricas propostas, seja do espaço de exposição) é potencializado, criando regiões de visibilidade e de sombra, conforme as áreas sob enquadramento das câmeras. Por um lado, o visitante é defrontado com a possibilidade de experimentar o espaço da instalação também a partir da sequência de imagens, estabelecendo um contraste com sua própria presença corporal na instalação (olho do corpo x olho da câmera); por outro, o espaço arquitetônico é investigado em suas frestas, limites intersticiais e angulações diversas. Além disso, estas imagens são periodicamente gravadas, resultando em material de arquivo para a realização de novos vídeos. Estão em jogo dois blocos principais de questões: (1) problemas relacionados ao corpo e sua confrontação tanto com o espaço da instalação como com o ritmo das imagens; (2) a relação do dispositivo videográfico com os demais elementos da instalação (escultura, desenho etc), instaurando cine-narrativas potenciais em direto contato com a discursividade ali proposta.

Top

[BIO]

Ricardo Basbaum was born in São Paulo in 1961 and currently lives and works in Rio de Janeiro. He is a multimedia artist, writer, critic, curator and professor at the Art Institute of the Universidade do Estado do Rio de Janeiro. He started his career as an artist in the 1980s, creating performances, actions, interventions, texts, manifestos, objects and installations. Among his most important solo and group exhibitions are: 25ª Bienal de São Paulo (2002), urban tension (museum in progress), in Vienna (2002) and the exhibition Entre Pindorama, at the Künstlerhaus, Stuttgart (2004). His works are included in the collections of the Museu de Arte, Brasília; Museu de Arte Contemporânea of the Universidade de São Paulo; Coleção Gilberto Chateaubriand, Rio de Janeiro; and The Tate Collection, London. He is the author of Além da pureza visual (Zouk, 2007) and the artist's books G. x eu (1997) and NBP x eu-você (2000). He organized the anthology Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias (Contra Capa, 2001). He has also collaborated on the following publications: The next documenta should be curated by an artist, ed. Jens Hoffmann, Frankfurt, Revolver (2004) and Interaction: artistic practice in the network, org. Amy Scholder and Jordan Crandall, New York, Eyebeam Atelier and D.A.P. (2001) among others. He is the co-editor of item, a magazine on contemporary art and culture. He curated the exhibition Mistura + Confronto (Porto, 2001), and co-curated the Panorama da Arte Brasileira 2001 (MAM-SP). Since 1990, he has worked on the NBP - Novas Bases para a Personalidade project. Examples from this series, among others, are the projects: NBP x eu-você at MAM-RJ (2000), shown at Galeria São Paulo in 2001, and acquired by the Tate Collection in 2003; passagens (NBP) at Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro (2001); transatravessamento at the 25ª Bienal de São Paulo (2002); você gostaria de participar de uma experiência artística? - a project in progress since 1994 and included at Documenta 12, Kassel (2007); and me-you + system-cinema + passageway (NBP) shown at the 7th Shanghai Biennale (2008).


Ricardo Basbaum nació en San Pablo, Brasil, en 1961; vive y trabaja en Rio de Janeiro. Artista, escritor, crítico, curador y profesor del Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Inicia su trabajo en los años de 1980, que incluye performances, acciones, intervenciones, textos, manifiestos, objetos e instalaciones. Entre sus exposiciones individuales y colectivas más importantes se destacan su participación en la 25ª Bienal Internacional de São Paulo (2002), el urban tension (museum in progress), en Viena, 2002, y la muestra Entre Pindorama, en la Künstlerhaus de Sttutgart, en 2004. Es autor de Além da pureza visual (Zouk, 2007), y de los libros de artista G. x eu (1997) y NBP x eu-você (2000). Organizó la antología Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias (Contra Capa, 2001). Colaborador de los libros The next documenta should be curated by an artist, ed. Jens Hoffmann, Frankfurt, Revolver, 2004, e Interaction: artistic practice in the network, org. Amy Scholder y Jordan Crandall, Nueva York, Eyebeam Atelier y D.A.P., 2001, entre otros. Organizó la antología Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias (Contra Capa, 2001). Es coeditor de la revista item, destinada al arte y a la cultura contemporánea. Curador de la muestra Mistura + Confronto (Oporto, 2001), y cocurador del Panorama da Arte Brasileira 2001 (MAM-SP). Desarrolla desde 1990 el proyecto NBP - Novas Bases para a Personalidade. Son ejemplos de esta serie, entre otros, los proyectos NBP x eu-você (MAM-RJ, 2000, Galeria São Paulo, 2001; instalación adquirida por Tate Collection en 2003), passagens (NBP) (Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro, 2001), transatravessamento (25ª Bienal de São Paulo, 2002), você gostaria de participar de uma experiência artística? (en progreso desde 1994 y presentado en la documenta 12, Kassel, 2007) y me-you + system-cinema + pasageway (NBP) (7ª Bienal de Shanghái, 2008).


Ricardo Basbaum vive e trabalha no Rio de Janeiro. Nascido em São Paulo, em 1961, é artista multimídia, escritor, crítico, curador e professor do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Inicia seu trabalho a partir dos anos 80, realizando performances, ações, intervenções, textos, manifestos, objetos e instalações. Entre as exposições individuais e coletivas mais importantes estão a 25ª Bienal de São Paulo (2002), o urban tension (museum in progress), em Viena, 2002, e a mostra Entre Pindorama, na Künstlerhaus de Sttutgart, em 2004. Possui obras nos acervos do Museu de Arte de Brasília, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Coleção Gilberto Chateaubriand (Rio de Janeiro) e The Tate Collection (Londres). É autor de Além da pureza visual (Zouk, 2007), e dos livros de artista G. x eu (1997) e NBP x eu-você (2000). Organizou a coletânea Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias (Contra Capa, 2001). Colaborador dos livros The next documenta should be curated by an artist, ed. Jens Hoffmann, Frankfurt, Revolver, 2004, e Interaction: artistic practice in the network, org. Amy Scholder e Jordan Crandall, Nova York, Eyebeam Atelier e D.A.P., 2001, entre outros. Organizou a coletânea Arte Contemporânea Brasileira - texturas, dicções, ficções, estratégias (Contra Capa, 2001). É co-editor da revista "item", voltada para arte e cultura contemporânea. Curador da mostra Mistura + Confronto (Porto, 2001), e co-curador do Panorama da Arte Brasileira 2001 (MAM-SP). Desenvolve desde 1990 o projeto NBP - Novas Bases para a Personalidade. São exemplos desta série, entre outros, os projetos NBP x eu-você (MAM-RJ, 2000, Galeria São Paulo, 2001; instalação adquirida pela Tate Collection em 2003), passagens (NBP) (Galeria Artur Fidalgo, Rio de Janeiro, 2001), transatravessamento (25ª Bienal de São Paulo, 2002), você gostaria de participar de uma experiência artística? (em progresso desde 1994 e apresentado na documenta 12, Kassel, 2007) e me-you + system-cinema + pasageway (NBP) (7ª Bienal de Xangai, 2008).

source: VII Bienal mercosul
Top


[CURATORSHIP TEXT'S EXTRACT]

As defined by Ricardo Basbaum, regarding his series Sistema-cinema (2001-2010) with the closed circuit video a “certain regime of function and economy of image is introduced, close to the delimited and frontier space of the installation”. (Basbaum 2009, 263). Basbaum develops a work where he combines gallery and museum interventions, which the visitor can penetrate, cross, observe. In these works he installs cameras and monitors in closed circuit, allowing access/vision to points of view that the spectator/interactor could not experience with the “naked” eye and body. His intention is to “set in motion in the exhibition space the presence of the mediator dimension, producing membranes right there on the spot” (Basbaum 2010a, 69) and “cultivate tools to build a contextual action in the present time.” (Basbaum 2010b, 51). Besides the addition of layers of space and time in the installation, Sistema-Cinema also operates a way of registration and archive for future usage, attributing an additional potential temporality to the work.

Top


[TRECHO DO TXT-CURADORIA]

Como define Ricardo Basbaum a respeito de sua série Sistema-cinema (2001-2010), com o circuito fechado de vídeo “certo regime de funcionamento e economia da imagem é instaurado, junto ao espaço delimitado e fronteiriço da instalação” (Basbaum 2009, 263). Basbaum desenvolve um trabalho no qual combina intervenções em galerias e museus, criando arquiteturas específicas, as quais o espectador pode atravessar, penetrar, espreitar. Nestas obras instala câmeras e monitores em circuito fechado, permitindo ao espectador/interator a visão/acesso a pontos de vista distintos daqueles que pode experimentar com seu corpo e seu olhar “nus”. Sua intenção é “deflagrar no local da instalação a presença da dimensão mediadora, isto é, produzir membranas ali mesmo,” (Basbaum 2010a, 69) e “cultivar ferramentas para construir a ação contextual em tempo presente” (Basbaum 2010b, 51). Além da adição de camadas no aqui e agora da instalação, Sistema-cinema também opera como meio de registro e arquivamento para usos futuros, inserindo a obra uma temporalidade adicional, potencial.

Top


[IMAGES CREDITS]

Picture 1,2,3 and 6 by Ricardo Basbaum

Picture 4 by Wilton Montenegro

Picture 5 by Cia da Foto

[artist courtesy]


Top


[BACK TO HOME]

an On-line Art Exhibition at Surveillance & Society Journal:
Surveillance Aesthetics in Latin America
by Fernanda Bruno, Milena Szafir and Paola Barreto - [contact]
  (2011)

[CALL: SURVEILLANCE & ART IN LATIN AMERICA]